Segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), a falta do uso do cinto de segurança é a terceira infração mais cometida por veículos fora do estado de emplacamento. O Renainf, coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), registrou de janeiro 2004, quando o sistema começou a ser implantado no país, até julho deste ano 22.780.514 infrações de trânsito.
A infração pela falta do uso do cinto de segurança fica atrás apenas das infrações de excesso de velocidade (9.834.097) e ultrapassagem pela contramão (1.168.189). De janeiro de 2004 até julho de 2010 foram 978.870 infrações pela falta do cinto em todo o país.
Em relação ao transporte de crianças sem a observância das normas, o Renainf registrou 24.618. O Renainf é um sistema que permite aos órgãos integrados aplicar multas a partir de placas de veículos cadastradas em qualquer uma das 27 unidades da Federação e também enviar para o prontuário do condutor responsável pela infração a pontuação de penalidade equivalente à multa aplicada.
Fonte: (DENATRAN- Departamento Nacional de Trânsito)
Em Jataí no ano de 2010 entre os meses de janeiro e novembro, as infrações mais cometidas foram:
1º - Dirigir utilizando celular.
2º - Dirigir sem cinto de segurança.
3º - Avanço de sinal vermelho ou da parada obrigatória.
4º - Parar veículo afastado do meio--fio a mais de um metro.
5º - Conversão proibida.
6º - Conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado.
7º - Dirigir sem CNH ou Permissão Para Dirigir.
8º - Estacionar no passeio, faixas, ilhas.
9º - Transitar na contramão de direção.
10º - Parar na faixa de pedestre (Semáforo).
Fonte: (Departamento de Fiscalização e Estatística de Trânsito - SMT )