Teve início no dia 19 de Agosto, as atividades práticas do Projeto de Formação de Agentes de Trânsito Mirins.Durante os períodos matutino e vespertino os agentes mirins se dividiram em grupos para percorrer a Avenida Goiás e adjacentes no intuito de desenvolver uma atividade de fiscalização educativa.
No primeiro momento foram observados os veículos que estavam estacionados em locais proibidos e para estes foram deixados em seu parabrisas ou guidão (motocicletas) um auto de infração "educativo", com dados da infração, veículo e local devidamente preenchidos. Aos condutores presentes no veículo, foi feita a entrega e explicação por parte dos Agentes Mirins, a cerca do trabalho desenvolvido.
Todos os veículos que estavam estacionados tiveram colocados no seu parabrisas uma "sacola automotiva" com o slogan CIDADE LIMPA, no intuito de orientar os motoristas sobre a importância de não atirar lixo em vias públicas, o que por vez além de "falta de educação", constitui infração de trânsito (Art. 172 do CTB: "Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração: Média - Penalidade: Multa).
Como qualquer outra atividade em que se adverte um condutor a respeito de seu comportamento errôneo, existiram algumas resistências, outros por vez foram surpreendidos com a ação, chegando a entender que se tratavam de autuações punitivas (as quais só são aplicadas pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito), porém na sua grande maioria, a população viu com olhos de satisfação apoiando e elogiando a iniciativa, pois além de deixar registrado ao condutor a sua infração de trânsito, abre-se espaço para que o mesmo seja advertido de forma educativa, enfatizando que o seu ato é passivo de autuação e penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O principal objetivo desse trabalho é identificar atitudes erradas no trânsito e advertir de forma educativa os condutores dos veículos.