" SMT - Todos por um trânsito melhor."

" SMT - Todos por um trânsito melhor."
Missão: Ser um órgão reconhecido pela sociedade jataiense na gestão de políticas de transportes e trânsito, trabalhando acima de tudo, para uma prestação de serviço humanizado, transparente, considerando a qualidade de vida como objetivo maior de todo esforço empreendido. (CONTATO: Rua José Manoel Vilela, 413 - Centro. Fones: (64)3632-4055 / 3632-4104. e-mail: edutransitojatai@hotmail.com. CEP.: 75.800-008 - Jataí-GO.)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AGENTES DE TRÂNSITO MIRINS INICIAM ATIVIDADES EDUCATIVAS EM JATAÍ.

Teve início no dia 19 de Agosto, as atividades práticas do Projeto de Formação de Agentes de Trânsito Mirins.Durante os períodos matutino e vespertino os agentes mirins se dividiram em grupos para percorrer a Avenida Goiás e adjacentes no intuito de desenvolver uma atividade de fiscalização educativa.
No primeiro momento foram observados os veículos que estavam estacionados em locais proibidos e para estes foram deixados em seu parabrisas ou guidão (motocicletas) um auto de infração "educativo", com  dados da infração, veículo e local devidamente preenchidos. Aos condutores presentes no veículo, foi feita a entrega e explicação por parte dos Agentes Mirins, a cerca do trabalho desenvolvido.
Todos os veículos que estavam estacionados tiveram colocados no seu parabrisas uma "sacola automotiva" com o slogan CIDADE LIMPA, no intuito de orientar os motoristas sobre a importância de não atirar lixo em vias públicas, o que por vez além de "falta de educação", constitui infração de trânsito (Art. 172 do CTB: "Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração: Média - Penalidade: Multa).
Como qualquer outra atividade em que se adverte um condutor a respeito de seu comportamento errôneo, existiram algumas resistências, outros por vez foram surpreendidos com a ação, chegando a entender que se tratavam de autuações punitivas (as quais só são aplicadas pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito), porém na sua grande maioria, a população viu com olhos de satisfação apoiando e elogiando a iniciativa, pois além de deixar registrado ao condutor a sua infração de trânsito, abre-se espaço para que o mesmo seja advertido de forma educativa, enfatizando que o seu ato é passivo de autuação e penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O principal objetivo desse trabalho é identificar atitudes erradas no trânsito e advertir de forma educativa os condutores dos veículos.