" SMT - Todos por um trânsito melhor."

" SMT - Todos por um trânsito melhor."
Missão: Ser um órgão reconhecido pela sociedade jataiense na gestão de políticas de transportes e trânsito, trabalhando acima de tudo, para uma prestação de serviço humanizado, transparente, considerando a qualidade de vida como objetivo maior de todo esforço empreendido. (CONTATO: Rua José Manoel Vilela, 413 - Centro. Fones: (64)3632-4055 / 3632-4104. e-mail: edutransitojatai@hotmail.com. CEP.: 75.800-008 - Jataí-GO.)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FISCALIZAÇÃO EM TRANSPORTE ESCOLAR RURAL GERA 15 AUTUAÇÕES.


Transporte Escolar Rural é alvo de ação dos Departamentos de Cadastro, Registro e Vistoria e Fiscalização de Trânsito  da SMT, que desencadeou uma operação para fiscalizar os veículos e condutores que prestam esse tipo de serviço nos povoados da Naveslândia e Estância, distritos de Jataí. A operação aconteceu durante o horário de chegada e saída dos estudantes na porta das escolas.
Na quarta-feira (06/10) foram vistoriados os micro-ônibus, kombis e ônibus no povoado da Naveslândia. Foram inspecionados 11 veículos, sendo que deste total, 05 foram autuados, 02 CRLV´s (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) foram recolhidos e lavrados 08 AIT´s (Auto de Infração de Trânsito).
E na sexta-feira (08/10), foi a vez das camionetas e micro-ônibus do povoado da Estância. Foram inspecionados 06 veículos, sendo que deste total, 05 foram autuados, 01 CRLV e 01 CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foram recolhidos e lavrados 07 AIT´s.
Da ação resultaram 15 autuações por diversas irregularidades, entre elas:

- Deixar o passageiro de usar cinto de segurança.
- Conduzir o veículo com equipamento obrigatório ineficiente/inoperante.
- Conduzir o veículo em mau estado de conservação.
- Conduzir o veículo sem portar autorização para condução de escolares.
- Conduzir  o veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos no CTB.
- Deixar o condutor de usar cinto de segurança.
- Conduzir o veículo com validade da CNH ou PPD vencida há mais de 30 dias.
- Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado.
- Conduzir o veículo sem ter sido submetido à inspeção veicular quando obrigatória.


Segundo os responsáveis pela operação, o objetivo da fiscalização é garantir a segurança dos passageiros que, em sua maioria são crianças, e que portanto a mesma será refeita para averiguar se tais irregularidades foram sanadas.
Atualmente, o município conta com 69 veículos cadastrados para efetuar o serviço de transporte escolar rural. Uma licença é concedida aos permissionários do serviço, através do cadastramento que é feito no mês de Janeiro, e a cada três meses é realizada uma vistoria mecânica no veículo, para averiguar todos os equipamentos de uso orbigatório bem como as condições gerais do veículo e documentação dos condutores, que devem também, ser cadastrados junto a SMT.