" SMT - Todos por um trânsito melhor."

" SMT - Todos por um trânsito melhor."
Missão: Ser um órgão reconhecido pela sociedade jataiense na gestão de políticas de transportes e trânsito, trabalhando acima de tudo, para uma prestação de serviço humanizado, transparente, considerando a qualidade de vida como objetivo maior de todo esforço empreendido. (CONTATO: Rua José Manoel Vilela, 413 - Centro. Fones: (64)3632-4055 / 3632-4104. e-mail: edutransitojatai@hotmail.com. CEP.: 75.800-008 - Jataí-GO.)

segunda-feira, 22 de março de 2010

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO


LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO É O CONJUNTO DE LEIS, DECRETOS E RESOLUSÕES

As Leis estabelecem as normas em caráter geral. São de competência do poder legislativo.
As Resoluções são normas estabelecidas pelo órgão normativos do Sistema Nacional de Trânsito e tratam, detalhadamente, dos preceitos contidos nas leis e decretos.
Os Pareceres e Decisões são, também, formas de deliberar do Órgão Normativo de Trânsito.
As Portarias são formas do Órgão Executivo de Trânsito regulamentar normas internas.

Além da legislação mencionada, temos, ainda, os Acordos e os Atos Internacionais assinados pelo Brasil.
A Legislação de Trânsito, tanto a Nacional quanto a Internacional, cuida das regras gerais de circulação, das condições necessárias ao veículo para poder transitar e, especialmente, das exigências realcionadas com o condutor, prevendo, de um lado tudo o que é necessário para sua habilitação, e, do outro, os deveres a que está sujeito, o que lhe é proibido, cominando penalidades pelo não cumprimento de qualquer preceito legal.